terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

os Símbolos da Páscoa:

O que são os Símbolos da Páscoa:

Os Símbolos da Páscoa são representações que fazem parte dos rituais da Semana Santa.
A Páscoa é uma festividade importante para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, um episódio bíblico interpretado como a passagem para novos tempos e novas esperanças para a humanidade.
A Páscoa é comemorada em data móvel, sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril.
A Páscoa para os judeus - Pessach (“passar além”, na tradução do hebraico) é comemorada pela conquista da liberdade pelos hebreus, que viviam como escravos no Egito, simbolizando o retorno à vida digna.
Essa libertação coincidiu com o início da primavera, assim fundiram-se numa só festa, a renovação da natureza e o renascimento de Israel, como eram chamados os hebreus.
Os rituais que precedem a Semana Santa começam 40 dias antes da Páscoa, período conhecido por "Quaresma" - quando os cristãos se dedicam à penitencia do jejum, para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e também o sofrimento que ele suportou na crucificação.
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, onde a estrada era enfeitada com folhas da palmeira.
A Sexta Feira é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da celebração da missa da meia noite, na passagem para o Domingo da Ressurreição.
No domingo é celebrada a Páscoa - o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos.
Saiba mais sobre o significado da Páscoa Cristã.
Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:

Folha da palmeiraOs ramos de palmeira

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.
Atualmente, as folhas de palmeiras são usadas na decoração das Igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de “boas-vindas a Cristo”.

Cordeiro

CordeiroEste é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento.
Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro.
Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Círio PascalCírio Pascal

O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas da Semana Santa.
Durante a Vigília Pascal é inserido na vela os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz.
É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo.

O Peixe

O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores.
Peixe PascalÉ um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos, no acróstico IXTUS - peixe em grego. 
As letras são as iniciais de "Iesus Xristos Theos Huios, Sopter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador".
Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.
Descubra mais sobre o significado do Peixe na Páscoa.

Ovo de Páscoa

Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo.
Ovo de PáscoaDurante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.
O costume passou a ser seguido durante as festividades dos cristãos, onde eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias.
Muitas culturas mantêm até hoje esse costume. No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.
Saiba mais sobre o significado do Ovo da Páscoa.

Coelho de Páscoa

Coelho da PáscoaO coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas.
Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.
Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.
Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Semana da Páscoa.
Assim como os ovos de chocolate, os coelhinhos viraram tradição de presente no Domingo de Páscoa.

Páscoa

O que é Páscoa:

Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo.
De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na "Sexta Feira Santa", onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no "Domingo de Páscoa", que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.
A Semana Santa é a última semana da Quaresma, período em que os fiéis cristãos devem permanecer por 40 dias em constante jejum e penitências.
O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).
A Páscoa é classificada como uma festa móvel, assim como todas as demais festividades que estão relacionadas a esta data, como o Carnaval, por exemplo.
A comemoração da Páscoa, no entanto, costuma ser entre os dias 22 de março a 25 de abril.
A Páscoa é comemorada em vários países, principalmente aqueles com fortes influências do cristianismo. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Etimologicamente, o termo Páscoa se originou a partir do latim Pascha, que por sua vez, deriva do hebraico Pessach Pesach, que significa “a passagem”.

Páscoa judaica

Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, aproximadamente em 1280 a.C.  
As festividades começavam na tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan. Era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito (o Sêder de Pessach).

Símbolos da Páscoa

A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.
coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.
O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa.
Saiba mais sobre o significado completo dos Símbolos da Páscoa.

Quaresma

O que é Quaresma:

Quaresma é a designação do período de

quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Veja também o significado de Quarta-feira de Cinzas e Páscoa.
Durante a Quaresma a Igreja veste seus ministros com vestimentas de cor roxa, que simboliza tristeza e dor. A quarta feira de cinzas é um dia usado para lembrar o fim da própria mortalidade. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.
Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel, no deserto etc.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

Quaresma de São Miguel

A Quaresma de São Miguel é um período de 40 dias que começa no dia 15 de Agosto e vai até 29 de Setembro. A Quaresma de São Miguel foi criada por São Francisco de Assis, em 1224. É um período de jejuns e orações, inspirado pelo Arcanjo Miguel. São Francisco de Assis acreditava que o arcanjo Miguel tinha a função de salvar almas no último instante e também tinha a capacidade de retirar almas do purgatório.

Quarta-feira de Cinzas

PROGRAMAÇÃO PARA AS MISSAS DA CIDADE DE ANGICOS/RN
Quarta-feira de Cinzas representa primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.
A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Quarta-feira de cinzas não é feriado

De acordo com a lei federal, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial. No entanto, muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, mesmo tendo autorização para funcionar. Algumas repartições públicas e agências bancárias só funcionam a partir das 12 horas.

Web Rádio e TV Angicos / Renascer 2017-A pregação de irmã Lurdinha, Edymakson e Cristina


Nesta Segunda-Feira (27) no Retiro de Carnaval Renascer Angicos que  esta sendo realizado no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ( UFERSA-Angicos ).
Nesta Pregação o tema foi "MARIA RAINHA DOS CORAÇÕES" com a  pregação de Irmã Lurdinha, Edymakson e Cristina (Lc 17,21).



domingo, 26 de fevereiro de 2017

Começou o Retiro resnascer 2017

Começou o Retiro de Carnaval Renascer Angicos 2017 com uma Belíssima Acolhida na Entrada, Os Retirantes iam chegando e recebendo esta recepção calorosa e logo iam se acomodando.
Depois deu inicio ao Terço da Divina Misericórdia e em seguida teve um Grande Louvor carismático ministrada pelo Ministério de Música Santa Cacília da Paróquia de São José dos Angicos.


Depois deu inicio a Santta Missa com a Presença da Cantora Luciana Antunes e Família da Canção Nova no qual todos sentiram a presença real de Nosso Senhor Jesus cristo.


Em seguida logo apos o Jantar teve uma Pregação com Luciana Antunes ;tema: " Alegra-te" Lc 1,28 encerrando logo apos com uma Perfeita Adoração e terminada com a Benção do Santíssimo!!!



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Por que se menciona o nome do Bispo na Oração Eucarística?

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

 Para responder esta questão precisamos compreender a Oração Eucarística de uma forma mais abrangente. Ela é a grande oração da Igreja. Por meio dela Jesus Ressuscitado torna-se presente em sua Igreja de uma forma muito especial: pelo Sacramento da Eucaristia, o Sacramento da comunhão de Deus com seu Povo, da comunhão do Povo com o seu Senhor e da comunhão dos irmãos e irmãs uns com os outros, realizando assim a Igreja de Cristo que é a grande comunhão da humanidade redimida por Jesus Cristo.
            Percebam caros leitores do nosso blog a insistência no termo “comunhão”. Será a compreensão da Eucaristia como Sacramento da comunhão que iluminará nossa questão inicial acerca da menção do nome do Papa e do Bispo Diocesano na Oração Eucarística. Segundo o Diretório Litúrgico da CNBB, “menciona-se o Bispo na prece eucarística, não por questão de honra, mas por razões de comunhão e caridade. É para significar a sua posição de dispensador da graça do sumo sacerdócio e também para implorar auxílios divinos em favor dele e do seu ministério, na própria celebração da Eucaristia, que é o ápice e a fonte de toda a ação e força da Igreja”. Em outras palavras, na Oração Eucarística a menção dos nossos pastores não tem, apenas, o sentido de interceder pelo ministério que ele exerce em favor de toda a Igreja confiada aos seus cuidados, mas de demonstrar que só somos a Igreja de Cristo porque nos esforçamos para viver a comunhão entre todos. Por isso, em todas as Orações Eucarísticas, citamos:
O nome do Papa e do Bispo: “Igreja militante” em comunhão com seus pastores;
O nome da Santa Mãe de Deus, São José, do Santo do dia ou patrono da igreja e, genericamente, todos os santos e anjos: “Igreja militante” em comunhão com a “Igreja Triunfante”;
Pontualmente ou de forma genérica os fiéis falecidos: “Igreja militante” em comunhão com a “Igreja padecente”.  
Sobre esta convicção teológica multisecular da Igreja, o papa São João Paulo II discorreu em sua encíclica  Ecclesia de Eucharistia, enfatizando a consequência desta verdade teológica: se cremos que a Eucaristia é o Sacramento que produz a comunhão na Igreja, então uma comunidade que queira ser eucarística nunca poderá se fechar em si mesma, mas deverá viver em uma “rede de comunidades” – como hoje se tem propagado. Afirma São João Paulo II: “em virtude do caráter próprio da comunhão eclesial e da relação que o sacramento da Eucaristia tem com a mesma, convém recordar que o sacrifício eucarístico, embora se celebre sempre numa comunidade particular, nunca é uma celebração apenas dessa comunidade. Daí que uma comunidade verdadeiramente eucarística não possa fechar-se em si mesma, como se fosse auto-suficiente, mas deve permanecer em sintonia com todas as outras comunidades católicas” (Ecclesia de Eucharistia 39).
Continua São João Paulo II: “Tal comunhão eclesial da assembleia eucarística é comunhão com o próprio Bispo e com o Romano Pontífice. Com efeito, o Bispo é o princípio visível e o fundamento da unidade na sua Igreja particular. Seria, por isso, uma grande incongruência celebrar o sacramento por excelência da unidade da Igreja sem uma verdadeira comunhão com o Bispo. Escrevia S. Inácio de Antioquia: ‘Seja tida como legítima somente aquela Eucaristia que é presidida pelo Bispo ou por quem ele encarregou’”.
Por isso, segundo o missal romano, deve-se mencionar na Prece Eucarística:

a) o Bispo diocesano e os que lhe são equiparados pelo direito;
b) o Administrador Apostólico que seja Bispo e de fato exerça toda sua função;
g) as fórmulas estabelecidas são sóbrias e expressivas, como convém ao uso litúrgico. Nelas apenas se substitua a letra N 
pelo nome de Batismo da pessoa mencionada: por exemplo: nosso Papa Francisco e o nosso Bispo Jaime. Não se deveriam acrescentar outros títulos, como “Cardeal”, “Dom”, “Arcebispo” nem o número ordinal após o nome do Papa (XVI, etc...).  

artigo canônico-litúrgico: Missa “Pro Populo”

“O pároco, após a tomada de posse da paróquia, está obrigado todos os Domingos e dias de preceito em sua diocese, a aplicar a Missa pelo povo que lhe foi confiado; aquele porém que estiver legitimamente impedido desta celebração, aplique-a nos mesmos dias por meio de outro padre, ou em outros dias, por si próprio” (Código de Direito Canônico, cânon 534).
Pe. Severino da Silva Neto, Pároco da Paróquia de São José dos Angicos
Angicos/RN

 Certamente você já ouviu falar sobre a “Missa pro Populo”. Gostaríamos de abordar este assunto neste artigo “litúrgico-canônico”, aprofundando a beleza deste compromisso espiritual que todo Bispo e Pároco assume com sua Diocese / Paróquia e procurando propor algumas possibilidades celebrativas.
            Tanto o Bispo quanto o Pároco são reconhecidos pelo Direito Canônico como “Pastores próprios” da comunidade confiada a eles: diocese ou paróquia. Significativo perceber que, embora todos os padres sejam tidos como verdadeiros pastores da Igreja, visto participarem da missão pastoral do Senhor Jesus que é O Pastor por excelência, somente quando algum padre assume a função de pároco (e o mesmo é aplicável ao bispo quando se torna o Bispo de uma Diocese) é que ele deixa de ser um pastor “genérico”, para receber a função pastoral vinculativa a um rebanho específico: assim, assumindo o ofício de pároco, o padre torna-se o pastor próprio de todo o povo residente em sua paróquia. Perceba o caro leitor que o cânon acima citado não se refere apenas aos fiéis, mas a “todo o povo”.

            Em decorrência desta vinculação, o pároco assume variadas obrigações para com o seu povo. Obrigações administrativas (será ele a responder por toda a paróquia – comunidade matriz e demais comunidades espalhadas pelo seu território – perante  todas as instâncias da esfera civil); obrigações “pastorais” (ele terá a missão de, em comunhão com a Igreja diocesana e respeitando a caminhada histórica da própria paróquia, organizar pastoralmente as estruturas paroquiais); obrigações morais (apesar dos pecados e limites pessoais do padre, o mesmo deverá buscar cumprir o que prescreve São Pedro: “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Cuidai dele, não constrangendo-o, mas espontaneamente; não por interesse, mas com dedicação; não como dominadores sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho” 1Pd 5,2s); entre tantas outras obrigações. Se em todas as possíveis obrigações do pároco podemos perceber semelhanças com demais funções de chefia, há um compromisso assumido pelo Pároco que o torna distinto de qualquer outra pessoa posta em um cargo de governo: será a obrigação espiritual.
           
Pe. Severino da Silva Neto,
Capela de NS de Fátima
Pároco da Paróquia de São José dos Angicos
Angicos/RN
 Já por sua ordenação sacerdotal, o padre assume a obrigação de rezar pelo povo a ele confiado. Tal compromisso é tão verdadeiro que chamamos a oração feita pelos padres de “ofício (trabalho) divino”. Contudo, o pároco assume “por força de lei” a obrigação de rezar pelo povo de sua paróquia aos Domingos e dias santificados.
            A prática mais comum é reservar uma das missas celebradas na matriz paroquial para ser a “Missam pro populo”, a missa pelo povo. Nesta celebração não se marcam intenções particulares, pois ela é oferecida a Deus unicamente por todo o povo confiado ao pároco. Todavia, poder-se-ia enriquecer esta celebração com um outro pequeno distintivo, para que os paroquianos pudessem participar dela percebendo com maior evidência que se trata da Eucaristia celebrada na intenção de todos eles: durante a oração dos fiéis, sugerimos as seguintes intenções a serem desenvolvidas semanalmente (modelando-as, evidentemente, a partir da Liturgia da Palavra):
1º         pela Igreja, pelo Papa e pelos Bispos (a Igreja paroquial que, em comunhão com toda  a Igreja, intercede por suas necessidades);
2º         pelo Pároco, demais ministros ordenados auxiliares seus, e pelos religiosos (as) presentes no território paroquial (os fiéis leigos intercedem pelo seu pastor próprio);
3º         pelos leigos e leigas da paróquia (a cada semana, conforme o contexto celebrativo, pode-se fazer especial menção das famílias, trabalhadores, diversos ministérios, catequese, etc);
4º         por todos os sofredores da paróquia (novamente a cada semana pode-se propor uma categoria de fiéis, partindo das motivações da Liturgia da Palavra do dia: enfermos, agonizantes, encarcerados, desempregados, pelos que perderam a fé, pelos afastados da comunidade, pelos marcados por algum vício, etc);
5º         pelas necessidades do mundo (a Igreja paroquial não está fechada em si mesma, mas intercede pelo mundo);
6º         pelos fiéis falecidos (recordando a união da Igreja militante, padecente e triunfante).   
Por fim, uma última possibilidade celebrativa: Sendo a missa pro populo a “missa paroquial” por excelência, pode-se pensar em um pequeno gesto orante-devocional ao padroeiro da Paróquia antes da benção final, pedindo sua intercessão por todos os paroquianos para a semana que se inicia. 


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a aumentar o volume de acumulação.


Nesta segunda-feira dia 20 tivemos uma Ótima Notícia. A barragem Armando Ribeiro Gonçalves voltou a aumentar o volume de acumulação.
No dia 19 para o dia 20, o nível do reservatório aumentou dois centímetros, chegando a cota 35,96 metros. A reserva hídrica passou para 13,63%, com um volume de 327,1 milhões de metros cúbicos. Um aumento de volume de apenas 0,04%.
Estamos na esperanças da Barragem sangrar para isso é necessário que Oremos a Deus para que isto possa acontecer!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Crisma ou Confirmação


Confirmação do Batismo ou Crisma o batizado reafirma sua fé em Cristo, sendo ungido durante a cerimônia, recebendo os sete dons do Espírito Santo. A unção é feita pelo Bispo ou padre autorizado, com óleo abençoado na quinta-feira da Semana Santa.
É um sacramento instituído para dar oportunidade a uma pessoa - que foi batizada por decisão alheia e que tem, perante a Igreja, compromissos assumidos por outras pessoas em seu nome diante da pia batismal – de confirmar o desejo de ser membro da família cristã dentro da Igreja Católica e de reafirmar aqueles compromissos, depois de atingir a “idade da razão”.
Simplificadamente, a cerimônia consiste na renovação das “promessas do batismo”, mediante perguntas do Bispo, que em geral a preside, feitas em voz alta e do mesmo modo respondidas pelo crismando perante a comunidade.
Como o batismo, o Crisma também imprime caráter, podendo ser ministrado apenas uma vez a cada pessoa.
Por ser um ato de afirmação de compromissos, a pessoa pode jamais receber o crisma ou, indo participar da cerimônia, deixar de confirmar esses compromissos.
De qualquer modo, quem não foi crismado ou quem se recusou a renovar os compromissos do batismo, pode fazê-lo em qualquer tempo.
O Crisma é, portanto, um sacramento dependente, complementar ao batismo, já que não tem qualquer significação se ministrado a quem não tenha sido batizado.


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Por que na Missa não se diz “amém” no final do Pai-Nosso?



O”amém”, que expressa a adesão do fiel ao que acaba de ser proclamado, conclui quase todas as preces cristãs, inclusive o Pai-Nosso. Ora, quando rezada dentro da Santa Missa, a chamada Oração Dominical não termina com tal palavra.
Por que está ela excluída neste caso concreto? Pelo fato de termos, logo a seguir, um embolismo, isto é, um acréscimo, que desenvolve a última frase da oração: “livrai-nos do mal”. Após pronunciá-la, o celebrante mantendo as mãos estendidas, prossegue: “Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz.
Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador”. E os fiéis respondem com a antiquíssima aclamação, utilizada desde os primeiros tempos da Igreja: “Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre”.


Papa: preservar a paz, chega de guerras!

 O primeiro compromisso do Papa nesta quinta foi a celebração da missa na capela da Casa Santa Marta. Em sua homilia, o Pontífice deu destaque ao sofrimento de tantos povos castigados pelas guerras promovidas pelos poderosos e pelos traficantes de armas.
De modo especial, falou de três imagens presentes na Primeira Leitura, extraída do Livro do Gênesis: a pomba, o arco-íris e a aliança.
“A aliança que Deus faz é forte – comentou – mas como nós a recebemos e a aceitamos é com fraqueza. Deus faz a paz conosco, mas não é fácil preservá-la”. “É um trabalho de todos os dias, porque dentro de nós ainda existe aquela semente, aquele pecado original, o espírito de Caim que por inveja, ciúme, cobiça e desejo de dominação faz a guerra”. Francisco observou que, falando da aliança entre Deus e os homens, se faz referência ao “sangue”: “pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão”. Nós, portanto, “somos custódios dos irmãos e quando há derramamento de sangue, há pecado e Deus nos pedirá contas”:
“Hoje no mundo há derramamento de sangue. Hoje o mundo está em guerra. Muitos irmãos e irmãs morrem, inclusive inocentes, porque os grandes e os poderosos querem um pedaço a mais de terra, querem um pouco mais de poder ou querem ter um pouco mais de lucro com o tráfico de armas. E a Palavra do Senhor é clara: ‘pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão’. Também a nós, que parecemos estar em paz aqui, o Senhor pedirá contas do sangue dos nossos irmãos e irmãs que sofrem a guerra”.

Custodiar a paz, a declaração de guerra começa em cada um de nós
“Como proteger a pomba? Pergunta-se Francisco; “O que faço para que o arco-íris seja sempre um guia? O que faço para que não seja mais derramado sangue no mundo?”. Todos nós, reiterou, estamos envolvidos nisto. A oração pela paz não é uma formalidade, o trabalho pela paz não é uma formalidade. E relevou com amargura que a guerra começa no coração do homem, começa nas casas, nas famílias, entre amigos, e depois vai além, a todo o mundo. “O que faço, eu, quanto sinto no meu coração ‘algo que quer destruir a paz’?”
“A guerra começa aqui e termina lá. Vemos as notícias nos jornais e na TV... Hoje, muita gente morre e a semente de guerra que gera inveja, provoca ciúmes, a cobiça no meu coração é a mesma coisa do que a bomba que cai num hospital, numa escola, matando crianças- é o mesmo. A declaração de guerra começa aqui, em cada um de nós. Por isso, pergunto: “Como custodiar a paz em meu coração, em meu intimo, na minha família?”. Custodiar a paz, mas não só: fazê-la com as mãos, todos os dias. E assim conseguiremos fazê-la no mundo inteiro”.

A recordação do fim da guerra na lembrança do menino
“O sangue de Cristo – evidenciou – é o que faz a paz, mas não o sangue que eu faço com o meu irmão” ou “o que fazem os traficantes de armas ou os poderosos da terra nas grandes guerras”. Francisco relatou um episódio pessoal, de quando era criança, sobre a paz:
“Recordo quando começou a tocar o alarme dos Bombeiros, depois nos jornais e na cidade... Isto se fazia para atrair a atenção para ou fato ou uma tragédia, ou outra coisa. E logo ouvi a vizinha de casa chamar minha mãe: ‘Senhora Regina, venha, venha!’ E minha mãe saiu, assustada: ‘O que aconteceu?’ E a mulher, do outro lado do jardim, disse: ‘A guerra acabou!’, chorando.

Francisco recordou o abraço das duas mulheres, o pranto e a alegria porque a guerra havia terminado. “Que o Senhor – concluiu – nos dê a graça de poder dizer: ‘Terminou a guerra’ e chorando. ‘Acabou a guerra no meu coração, acabou a guerra na minha família, acabou a guerra no meu bairro, acabou a guerra no meu trabalho, acabou a guerra no mundo’. Assim serão mais fortes a pomba, o arco-íris e a aliança”.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A vereadora Katia de Deda teve uma excelente ideia



PROMOÇÃO NA ÁREA!!!!
PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM!


A vereadora Katia de Deda teve uma excelente ideia, e resolveu ela mesma patrocinar essa ideia!
Está aberto um concurso para concorrer a 4 inscrições totalmente GRATUITAS e 2 Kits (camisa + garrafa + botton) também totalmente GRATUITOS. Tudo patrocinado e organizado por Katia!
O concurso está sendo realizado no face de Katia. É só ir lá e participar!
Simbora participar!
Simbora pro RENASCER 2017!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Arcebispo anuncia transferência de padres

O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a transferência de nove sacerdotes:

Padre Francisco das Chagas de Souza, pároco do Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, foi transferido para a Paróquia de Santana, em Capim Macio, em Natal.
Padre Fábio Pinheiro deixa a Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, e passa a ser pároco da Paróquia do Santuário dos Mártires.
Para a função de pároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, o arcebispo designou o Padre Josino Raimundo da Silva, até então pároco da Paróquia de Santana, em Santana do Matos.
Para Santana do Matos, foi nomeado o Padre Inácio Lopes Filho, que estava à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Riachuelo.
O Padre Marcondes Eduardo Alexandre, que estava em São José de Mipibu, como vigário paroquial, será o novo administrador paroquial de Riachuelo.
Padre Robson Paulo de Oliveira deixa a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio, e assumirá a função de Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, Macau.
Padre Idelbrando Basílio deixa a Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras, e será o novo pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio.
Para a função de pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa de Pedras, Dom Jaime nomeou o Padre Manoel Alaíde, que estava à frente da Paróquia de São Paulo Apóstolo, em Pedro Avelino.
A Paróquia de Pedro Avelino terá como novo administrador, o Padre Joseilson de Oliveira, até então vigário paroquial de Macau.
Padre Idalmo César Barbosa, até então pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Redondo, assumirá a Paróquia de São Pedro Apóstolo, em São Pedro.
Para a Paróquia de Campo Redondo foi nomeado como pároco o Padre José Manuel da Silva, que estava na Paróquia de São Pedro Apóstolo.
Na ocasião, o Arcebispo também nomeou o Padre Gentil Pereira para a capelania do Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, em Natal.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Reavivamento para os servos do Renascer Angicos 2017!

Reavivamento para os servos do Renascer Angicos 2017! 

Neste Domingo dia 13/02/2017 , A RCC Angicos/RN Grupo Comunidade de Fé  tiveram um Reavivamento para servos do Renascer Angicos. 
Raimunda e Miguel, equipe da
Coordenação de polo RCC/Natal
Começou com o Santo terço ,em seguida teve um Louvor carismático com o Ministério de Música Santa Cecília em comunhão com a Equipe da Coordenação de Polo da RCC Natal (Miguel, Lurdinha, Francisco e o Caral Raimundo e Raimunda)
Teve o Momento da Palavra com o Irmão Miguel , em seguida encerrou o 1º momento com uma Belíssima Adoração ao Nosso Senhor Jesus Cristo , ministrada por Padre Gilmar Victor.

Momento de Adoração

Ministério de Música Santa Cecília
No Segundo Momento começou com um Louvor ao Nosso Digníssimo Senhor Jesus Cristo, em seguida com a partilha da Palavra com a Irmã Raimunda encerrando com a Santa Missa.



Sem esquecer a atuação esplêndida do Ministério Jovem no qual estão sempre se empenhando para que os eventos aconteça , Principalmente no Retiro de carnaval Renascer Angicos/RN, PARABÉNS JOVENS,no Céu os anjos louvam a Deus pelo o empenho de Vocês.
 Blog Catequista News

Paz e Bem!!!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Grupo de Oração Renascer RCC Nova Cruz


Convite especial do DIÁCONO ALEXANDRE da paróquia imaculada Conceição para o ÁGAPE 2017 💗
"No meio da multidão eu sinto meu coração exultar de Alegria..."🎶
O Ágape acontecerá nos dia 26,27 e 28 na quadra da escola Nestor Marinho 🙂






E aiiii povo de Deus , animados para o ágape 2017 ??! 🙂😎...
Amados segue um link para colocar o tema do ágape 2017 na foto do perfil ...😎
Vamos ajudar divulgar nosso carnaval que terá a verdadeira alegria , que é a alegria que vem de Deus 😃 
Para mudar a foto, é só entrar nesse link descrito abaixo pelo PC, e seguir as instruções nele ...😎

Adiquira já a sua camisa do Agape 2017. Camisas modelo único, adulto de todos os tamanhos $22,00 e infantil $20,00 (por encomenda).
Local de vendas: MKS Caixa Aqui(Loterica de baixo), ou com os servos do grupo de Oração Renascer. 
Informações: (084) 99124-1254


Nossa Senhora no Carnaval. Carta de uma Católica entristecida.



Nossa Senhora no Carnaval. Carta de uma Católica entristecida.

Recebemos a missiva abaixo de nossa colaboradora Aline Castilho. Em 1940, Irmã Lúcia escreveu ao Cardeal Patriarca de Lisboa: “Em reparação e súplica por si e pelas outras nações, Nosso Senhor deseja que em Portugal sejam abolidas as festas profanas nos dias de carnaval e substituídas por orações e sacrifícios com preces públicas pelas ruas”. Se assim era na década de 40, o que pensa a Mãe de Deus das loucuras cometidas no carnaval de hoje, desgraçadamente chancelada pelos homens da Igreja? Rezemos em desagravo.
* * *
Já ganhou as manchetes de todo o Brasil a notícia de que Nossa Senhora Aparecida será usada durante os desfiles de uma escola de samba no Carnaval de São Paulo em 2017.
Estou perplexa, triste, ao pensar que nossa mãezinha está exposta a tamanha profanação, e com o consentimento de nossa Igreja. Pedem para compreendermos, argumentam, rebaixam nosso sentimento religioso, mas não há como entender.
04-10-2013_0abf56a2df7e7e91c908c3c8b28e31f2Como o mais alto símbolo da santidade no Brasil será jogado no mais baixo símbolo da vulgaridade, do pecado, da imoralidade, do sincretismo, da maior de todas as nossas vergonhas?…
Será que não percebem que o carnaval é a festa da depravação, que durante esses quatro dias milhares de pessoas morrem embriagadas, contaminam-se com doenças venéreas, roubam, matam, esquecem-se de Deus e da fé, destroem famílias e pervertem os nossos filhos?
Como colocar a Mãe de Jesus na festa máxima da usurpação da dignidade feminina, em que mulheres são expostas à cobiça como num grande açougue? Maria Santíssima não pode ocupar esse espaço! Isso agride a nossa fé, agride a nossa dignidade. E ainda colocarão uma dessas dançarinas paramentada de Nossa Senhora Aparecida!
Dizem por aí que Nosso Senhor esteve com os pecadores… Mas Ele esteve para convertê-los, para com amor lhes mostrar o seu pecado. Quando lhe perguntaram porque ele comia com os publicanos, ele respondeu que “não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9,12). Cristo sabia que eram doentes e ia lá para sará-los.
No caso, ninguém estará naqueles carros alegóricos pregando contra o pecado e exortando alguém à penitência. Ali estarão legitimando aquele acontecimento horroroso, e usando a imagem de Nossa Senhora para referendá-lo, com o pretexto de homenageá-la pelos 300 anos de sua aparição.
O problema não é o lugar, se é o sambódromo ou a cracolândia. O problema é o que se fará ali. O desfile de uma escola de samba é muito diferente de uma procissão, ainda mais da procissão santíssima de Corpus Christi. Nem toda homenagem é honrosa, ainda mais quando é feita no contexto contrário daquilo que Nossa Senhora pede, que é a conversão. Fico pensando… Se esses padres tivessem que receber uma homenagem num prostíbulo será que aceitariam como ocasião de evangelizar? Por que querem submeter Nossa Senhora a essa vergonha?
Nós, católicos, estamos ofendidos por esse grave desrespeito à nossa Mãe Santíssima, estamos entristecidos pela cegueira de alguns de nossos pastores. Falta apenas agora sabermos se esses órgãos da Igreja vão lucrar dinheiro com isso e, pior, se ainda estarão padres desfilando na avenida, talvez até com batina, dando um péssimo escândalo para os fieis que procuram se manter em santidade, sobretudo os jovens, que lutam para abandonar as drogas, o álcool, o sexo desenfreado e todo tipo de desordem.
Não sei o que vocês farão, mas eu ficarei em minha casa, unida espiritualmente aos milhares de retiros organizados por todo o Brasil, e com a minha televisão desligada, rezando o rosário para que essa vergonha passe logo e cause pouco dano à alma de nossas famílias.
Um dia, um protestante quebrou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Hoje são os nossos pastores que a estão jogando novamente na lama!
Deus tenha misericórdia do Brasil!
Nossa Senhora Aparecida nos perdoe.

Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas

Santa EscolásticaSanta Escolástica, doou, junto com seu irmão, toda sua vida pelas almas

Hoje, recordamos o testemunho daquela que foi irmã gêmea de São Bento, pai do monaquismo cristão. Ambos nasceram em 480, em Núrsia, região de Umbria, Itália.
Santa Escolástica começou a seguir Jesus muito cedo. Mulher de oração, ela sempre foi acompanhando o irmão por meio de intercessão. Depois, ao falecer seus pais, ela deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era amiga de confiança e seguidora também de Cristo, foi ter com São Bento, que saiu da clausura para acolhê-la. Com alguns monges eles dialogaram e ela expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas.
São Bento discerniu pela vocação ao ponto de passar a regra para sua irmã e ela tornou-se a fundadora do ramo feminino: as Beneditinas. Não demorou muito, muitas jovens começaram a seguir Cristo nos passos de São Bento e de Santa Escolástica.
Uma vez por ano, eles se encontravam dentro da propriedade do mosteiro. Certa vez, num último encontro, a santa, com sua intimidade com Deus, teve a revelação de que a sua partida estava próxima. Então, depois do diálogo e da partilha com seu irmão, ela pediu mais tempo para conversar sobre as realidades do céu e a vida dos bem-aventurados. Mas São Bento, que não sabia do que se tratava, por causa da regra disse não. Ela, então, inclinou a cabeça, fez uma oração silenciosa e o tempo, que estava tão bom, tornou-se uma tempestade. Eles ficaram presos no local e tiveram mais tempo.
A reação de São Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”.
Passados três dias, São Bento teve a visão de uma pomba que subia aos céus. Era o símbolo da partida de sua irmã. Não demorou muito, ele também faleceu.
Santa Escolástica, rogai por nós!

A MS.Água e Gás Parabeniza o o Fornecedor de Água amana Fabinho Agnelo da Cidade de Angicos


A MS.Água e Gás Parabeniza o o Fornecedor de Água amana Fabinho Agnelo por mais um ano de Vida.
Fabinho Agnelo mais conhecido como Amana , é nosso fornecedor a mais de quatro Anos de Jornada; nós da MS.Água e Gás lhe desejamos Fabinho Agnelo um Feliz Aniversários....

Parabéns!!!

Fabinho Agnelo Angicos/RN

A MS.Água e Gás trabalhando com os produtos da Amana


A MS.Água e Gás trabalhando com os Produtos Água Amana , a água que se pede pelo nome ; amelhor água da Região Parabéns Água Amana...


Convite Especial de Luciana Antunes

Web Rádio Angicos FM


PROGRAMA MEIO DIA ANGICOS 9ª EDIÇÃO - 
ENTREVISTA PADRE GILMAR VICTOR