terça-feira, 21 de março de 2017

O que é o repouso no Espírito Santo?

Na Renovação Carismática, encontramos várias manifestações do Espírito Santo. Algumas que antes eram motivo de espanto, hoje são mais aceitas como o dom de línguas, das curas e efusão, todas ligadas ao batismo no Espírito, que já foi falado aqui. Se você não acompanhou, leia antes a primeira postagem desta série "especial RCC".
Um fenômeno sobrenatural e menos conhecido é o repouso no Espírito Santo embora esteja muito presente nos grupos de oração, momentos de espiritualidade e encontros ligados a RCC. Esta experiência está sim ligada aos estudos teológicos.

Muitas vezes confundido com o Batismo no Espírito, é um momento de êxtase espiritual. A maior diferença entre os dois é que o Batismo seria recebido por pessoas que progrediram na sua vida e caminhada espiritual. O repouso, então, pode ser recebido até por aqueles que não têm vivencia espiritual, num primeiro encontro, e tal graça seria recebida pela oração de outros para que aconteça. Tal acontecimento, por ser de característica extática, não arrasta a pessoa a santidade, mas tem objetivo de promover no mesmo o gosto pela fervorosidade e conversão.
“O repouso no Espírito resulta, mais frequentemente, da imposição das mãos, ou pelo menos de um toque da mão na cabeça, embora esse gesto não seja sempre necessário. A pessoa começa a vacilar, para finalmente cair devagarinho para trás. Esta queda é causada por uma graça tão poderosa do Espírito Santo que o corpo já não pode suportá-la e, então, as suas forças abandonam-no. Contudo, é preciso esclarecer que a queda não é obrigatória e não condiciona, necessariamente, a recepção da graça. Por outro lado, aqueles que não "caem" são afetados por uma vertigem não desagradável, tremuras ou pernas debilitadas, mas estas manifestações físicas são impregnadas de doçura e de paz. A sensação interior de repouso no Espírito parece existir também nas pessoas que não caem.”


Deixamos abaixo, um vídeo que pode ilustrar o acontecimento:




Como receber o Repouso?

De uma maneira geral, pode dizer-se que uma pessoa que está habitualmente aberta às inspirações do Espírito Santo, esteja ou não avançada na vida espiritual, está mais disposta ao repouso no Espírito. Pode notar-se, contudo, uma diferença: é que a pessoa avançada continuará tranquila e sossegada, enquanto que a outra estará sujeita à emoção.
Se o repouso no Espírito não se produz, a pessoa poderá, até mesmo, ser santa e habituada à influência do Espírito. De qualquer maneira, é preciso evitar fazer um julgamento geral sobre as pessoas que recebem o repouso no Espírito e as que não recebem. Mas, em poucas palavras, pode dizer-se que apenas não se recebe o repouso no Espírito porque se resiste, recusando-o, ou então porque se está habituado à ação do Espírito em si próprio.
Por outro lado, o repouso no Espírito sobrevém, a maior parte das vezes, na oração. Pode tratar-se de um grupo de pessoas, mais ou menos considerável, reunido para uma oração comum, seja litúrgica, seja carismática; mas uma ocasião muito favorável é a celebração eucarística, especialmente depois da santa comunhão. Quanto mais a atmosfera está impregnada de oração, mais o repouso no Espírito se manifesta, por vezes mesmo sem as que as pessoas sejam tocadas por outras. A oração de louvor é uma causa particularmente eficaz do repouso no Espírito. Este repouso também se produz, muitas vezes, a seguir a um ministério de pregação, confinante a orações de cura. Convém assegurar um clima tranquilo na assembleia e evitar a exaltação da assistência e toda a procura de espetáculo.

E aí, o que você achou? Deixe sua opinião abaixo, nos comentários.

Nenhum comentário: