terça-feira, 21 de março de 2017

Apostila Coquetéis

Conheça melhor o Molho Bechamel

Você conhece a história do Molho Bechamel?

Este molho é indispensável na Lasanha - o prato predileto do Garfield - e utilizado em outros inúmeros pratos que pedem molho branco. Bom, primeiro vamos a história e depois vou apresentar a receita. 

Diz a lenda que tal alquimia foi idealizada pelo marquês Louis de Béchameil (1630-1703), um financista francês, especialista em agricultura e assessor do rei Louis XIV. Na verdade, na Itália, o molho já existia desde o século XIV, uma especialidade da região de Cesena, nas imediações do mar Adriático sob o nome de Balsamella.

O marques, efetivamente, apenas utilizou a coisa antiga numa receita de frango. Provavelmente motivado pela coincidência incrível das nomenclaturas, assumiu o molho como seu.

Existem outras diversas versões no que respeita à origem do molho Bechamel: aversão italiana  remonta o molho ao século XIV, com o nome de Balsamella

Bechamel teria entrado na França, no século XVI, pela mão dos chefes italianos de Catarina de Médicis, quando do casamento desta com o rei Henrique II. Outra versão atribui a paternidade do molho ao duque Philippe De Mornay (1549-1623), governador de Saumur.

RECEITA

INGREDIENTES

2 colher (sopa) manteiga
1 colheres (sopa) trigo
3 xícaras (chá) leite
1 colher (café) sal
1  colher (café) noz-moscada

MODO DE PREPARO

Derreta a manteiga. Adicione o trigo e torre sem escurecer. Junte o leite e mexendo adicione o sal. Polvilhe noz-moscada. Sirva.  

Nenhum comentário: