sábado, 24 de dezembro de 2016

Santa Missa



ORIENTAÇÕES GERAIS PARA MISSAS E CELEBRAÇÕES DA PALAVRA


 AMBIENTE:
Seja ele a capela, igreja, algum salão ou casa particular (comunidade que não tem local próprio), deve ser limpo, ornamentado com flores naturais (nunca artificiais!), com simplicidade e bom gosto. O exagero sempre prejudica; por isso, que os arranjos sejam discretos. Valorize-se a Mesa da Palavra com enfeites bonitos. Jamais coloque-se flores ou outro enfeite qualquer sobre a Mesa da Celebração (nem mesmo o Missal), porque ela é sinal do próprio Cristo que reúne seu povo e oferece o sacrifício de Sua vida pela nossa salvação. Seja providenciado para as velas um suporte ou coluna a parte, ao lado da mesa da celebração, evitando colocá-las em cima da mesa. Imagens do padroeiro ou outros santos, nunca sejam colocados sobre a mesa da celebração, mas em locais apropriados. Não tem sentido colocar duas ou mais imagens do mesmo santo (ex: duas imagens de Maria).

 SÍMBOLOS:
Quando usar símbolos, sejam eles visíveis a todos e de acordo com a celebração do dia. Se algum cartaz, flâmula ou faixa forem usados na celebração, sejam feitos com letras grandes e bem legíveis. Na medida do possível, os símbolos sejam verdadeiros e não de "faz de conta" (ex: correntes de papel)

 VESTES:
Quem exerce alguma função dentro da celebração precisa estar vestido decentemente; por isso se fazem necessárias às vestes litúrgicas. Quando for solicitar ajuda a alguma pessoa para entrar com algum símbolo, tomar o cuidado de observar se a mesma está vestida com roupas decentes. As vestes não servem apenas para melhorar o visual do proclamador, mas, principalmente, para destacar a dignidade do ministério e o valor da Palavra de Deus.

 COMPORTAMENTO:
O local da celebração é local da alegria, da acolhida e também o lugar de silêncio e respeito. Todos devem se comportar dignamente. Evitar conversas em alta voz, risadas. Isto vale principalmente para quem está à frente dos trabalhos daquela celebração. É importante prestar atenção no modo como sentar. Que as equipes responsáveis peia celebração providenciem tudo que for necessário com antecedência para evitar os "corre-corres" e atropelos de ultima hora.

 CANTOS: Cada momento da Celebração Eucarística tem o seu "espírito" próprio. Cada momento da liturgia exige um tipo de expressão musical, cada canção tem uma função muito especial. Uma boa escolha de cantos ajuda a assembleia a celebrar e participar melhor da Missa ou Celebração da Palavra. Os Músicos não podem apenas "tocar na liturgia", mas “tocar a Liturgia”, pois é um serviço e uma oração. Os instrumentos terão a função de unir, incentivar e apoiar o canto litúrgico. Não deverão cobrir as vozes, dificultando a compreensão da letra da música. Ao escolher os cantos, especialmente os de abertura e comunhão, tenha-se por base os textos bíblicos do dia e o fio condutor da celebração.

 PASSOS PARA PREPARAR E CELEBRAR BEM A SANTA LITURGIA

1 - REUNIR TODOS OS RESPONSÁVEIS PELA CELEBRAÇÃO: EQUIPE DE CELEBRAÇÃO E CANTORES
A celebração litúrgica não pode ser como uma "colcha de retalhos", onde cada um faz o que quer, como quer. Ela é uma unidade e todos os responsáveis pela sua realização precisam estar em harmonia e dar harmonia ao conjunto da celebração. Portanto, todos devem preparar juntos a celebração, com bastante antecedência: equipe de liturgia, proclamadores, ministros, dirigentes, cantores etc.

 2 - PEDIR AS LUZES DO ESPÍRITO SANTO
É o Espírito Santo que conduz todo o trabalho e nos leva a louvar ao Pai, por Cristo. Ele nos dá sabedoria e discernimento. No início da reunião, a equipe invoque as luzes do Santo Espírito.

 3 - LOCALIZAR OS TEXTOS BÍBLICOS DA CELEBRAÇÃO E AS ORAÇÕES PRÓPRIAS (no Missal, no folheto ou na Liturgia Diária) São os textos da Palavra de Deus que dão a direção da celebração do dia. Um bom resumo da liturgia do dia pode ser encontrado na oração da coleta (antes da liturgia da Palavra) e nas outras orações. Vale a pena consultá-las. É bom ficar atento a possíveis mudanças no calendário litúrgico, como festas de santos, dia do padroeiro ou outras solenidades, que tem leituras próprias e devem substituir as leituras comuns do dia. Jamais usem a liturgia diária ou folheto durante a celebração, mas somente para prepará-la

Nenhum comentário: